
Mergulho e Hipertensão Arterial

No Brasil, não existe regulamentação oficial em relação a qualquer problema médico específico na atividade do mergulho amador.
Contamos apenas com o bom senso dos mergulhadores.
Um estudo realizado pelo Dive Alert Network (DAN) sobre a prevalência de doenças evidenciou que a hipertensão é a doença mais prevalente, chegando a 9,7 % da população estudada (Hanson, E.J., Fleicher, R., Jackman, J. et al. Demographics and illnesses prevalence in recreational scuba divers. DAN web page).
Assim sendo a orientação básica para qualquer interessado no mergulho recreativo é a avaliação médica prévia se for iniciante e consultas médicas regulares para praticantes.
Indivíduos hipertensos que fazem uso de medicamentos para o controle da pressão devem ser submetidos à avaliação médica especializada para poder mergulhar.
Uma estratégia de prevenção simples é o exercício físico realizado de forma regular. Ele contribui para reduzir o risco de pessoas com pressão ainda normal virem a desenvolver pressão alta e a sua prática tem ação direta sobre a pressão arterial naqueles já hipertensos, reduzindo-a.
Podemos apontar como benefícios associados ao exercício físico a diminuição do peso e o controle das gorduras no sangue, o abandono de hábitos pouco saudáveis como o fumo e o álcool e o gerenciamento do estresse.
Você está esperando o que para começar a treinar?
Procure um professor de Educação Física e monte com ele seu plano de treinamento individualizado.
Águas claras e bons mergulhos seguros!
Professor: Roberto Trindade
Referências bibliográficas:
Marques, A. Mergulho e Hipertensão Arterial in https://www.brasilmergulho.com/mergulho-e-hipertensao-arterial-sistemica/ acesso em 10/03/2019 às 16h
a hipertensão é o grande veneno que a hipertensão é o grande veneno que adquirimos quando não conseguimos parar de fumar