Mergulho e Hipertensão Arterial

No Brasil, não existe regulamentação oficial em relação a qualquer problema médico específico na atividade do mergulho amador.

Contamos apenas com o bom senso dos mergulhadores.

Um estudo realizado pelo Dive Alert Network (DAN) sobre a prevalência de doenças evidenciou que a hipertensão é a doença mais prevalente, chegando a 9,7 % da população estudada (Hanson, E.J., Fleicher, R., Jackman, J. et al. Demographics and illnesses prevalence in recreational scuba divers. DAN web page).

Assim sendo a orientação básica para qualquer interessado no mergulho recreativo é a avaliação médica prévia se for iniciante e consultas médicas regulares para praticantes.

Receba informações de Saídas, Ofertas e Descontos Exclusivos

Descubra os Mergulhos da Scubiblue

 

 

 

Indivíduos hipertensos que fazem uso de medicamentos para o controle da pressão devem ser submetidos à avaliação médica especializada para poder mergulhar.

Uma estratégia de prevenção simples é o exercício físico realizado de forma regular. Ele contribui para reduzir o risco de pessoas com pressão ainda normal virem a desenvolver pressão alta e a sua prática tem ação direta sobre a pressão arterial naqueles já hipertensos, reduzindo-a.

Podemos apontar como benefícios associados ao exercício físico a diminuição do peso e o controle das gorduras no sangue, o abandono de hábitos pouco saudáveis como o fumo e o álcool e o gerenciamento do estresse.

Você está esperando o que para começar a treinar?

Procure um professor de Educação Física e monte com ele seu plano de treinamento individualizado.

Águas claras e bons mergulhos seguros!

Professor: Roberto Trindade

Referências bibliográficas:
Marques, A. Mergulho e Hipertensão Arterial in https://www.brasilmergulho.com/mergulho-e-hipertensao-arterial-sistemica/ acesso em 10/03/2019 às 16h

 
ScubiBlue – Amigos!
Public group · 9,407 members
Entre no Grupo
Olá amigos, curtam este grupo e compartilhem aqui suas experiências, fotos e outros fatos interessantes relacionados ao mergulho. Curta também a págin…
 

Leave a reply