O que é importante considerar para sua segurança em uma Operação de Mergulho!

O oceano é algo magnífico. Explorar as profundezas marinhas é uma das experiências mais extraordinárias que você pode vivenciar. No entanto, esse lugar misterioso também não permite descuidos por parte dos visitantes. Aventura? Com certeza. Mas você sabe quais são os aspectos fundamentais para que se tenha segurança em uma operação de mergulho?

Algo que qualquer mergulhador (iniciante ou experiente) deve sempre ter em mente é o planejamento antecipado de cada mergulho com o seu dupla. Jamais cometa o erro de negligenciar o planejamento de um mergulho. Você nunca deve dispensar todos os preparativos relacionados à prática.

A prática de mergulho é extremamente segura. Para isso, basta respeitar todos os protocolos de segurança. A seguir, você conhecerá alguns pontos relevantes para que o mergulho seja realmente tranquilo e transformador!

Pesquise o local de mergulho com antecedência

Um desses preparativos é a pesquisa cuidadosa do local. Nesse ponto, convém verificar qual é a melhor época do ano para mergulhar. Lembre-se que fazer um passeio na praia e mergulhar são atividades completamente diferentes.

Portanto, a pesquisa deve ser bem específica. Quanto mais informações você tiver, melhor será. Um viajante precavido não vai para um país desconhecido sem consultar o clima predominante na região. A previsão do tempo para o período da viagem também merece atenção. Então, por que você faria algo diferente?

Receba informações de Saídas, Ofertas e Descontos Exclusivos

Descubra os Mergulhos da Scubiblue

 

 

 

A qualidade do tempo nos dias de mergulho é decisiva não apenas pelas questões de segurança em uma operação de mergulho. Ventos e mudanças de correntes marinhas podem comprometer bastante a visibilidade da água. Logo, você poderá perder a chance de observar as belezas oceânicas.

Defina o tempo e o percurso

Entenda que, em se tratando de mergulho, tudo deve ser minuciosamente calculado. O trajeto precisa ser avaliado com calma e está diretamente ligado ao tempo de conclusão.

O tempo de mergulho, por sua vez, depende da quantidade de ar comprimido contido nos cilindros, profundidade do mergulho, experiência do mergulhador, temperatura da água e outros fatores.

Para evitar qualquer risco ou surpresa desagradável, o tempo total do mergulho deve ser calculado ainda na superfície, com base em todos os fatores acima descritos. Isso tudo você aprende no seu primeiro curso de mergulho. Outro detalhe importante com relação ao ar dos cilindros é o monitoramento do volume ainda disponível. Isso pode ser efetuado por meio de consultas ao manômetro. A partir dessa informação, o ideal é que o mergulhador saiba calcular uma estimativa quanto ao tempo que ainda lhe resta embaixo d’água.

Checagem de todos os equipamentos de mergulho

Existe uma lista de itens necessária para a prática de mergulho. Naturalmente, você deve conferir cada um deles, como:

  • máscara;
  • roupa térmica;
  • nadadeiras;
  • cilindro de ar comprimido;
  • snorkel;
  • cinto de lastro para mergulho;

É normal que surjam dúvidas sobre a conferência desses elementos, principalmente entre os mergulhadores inexperientes. Por isso, é essencial realizar um curso de mergulho com instrutores devidamente capacitados.

Durante esse tipo de curso, você também pode solicitar indicações sobre as melhores marcas e materiais. Além disso, o mergulhador deve saber exatamente quais são as funções de cada item durante uma operação de mergulho.

Com todas essas dicas básicas, você já sabe o que fazer para que cada mergulho seja inesquecível e plenamente seguro.

Acesse nosso site e encontre uma escola para seu curso de mergulho, ou uma operadora credenciada para fazer seus próximos mergulhos.
www.scubiblue.com

Leave a reply