Dia do Mergulhador: razões porque fazemos o que fazemos

 

Você sabia que hoje, 18 de dezembro, é o dia do mergulhador?

É difícil dizer com palavras o que é ser mergulhador. Emprestando as palavras do grande mestre Jacques Costeau,

“Alguma coisa nos faz diferente. Nascemos com os olhos acostumados ao azul das águas. Temos um corpo que anseia pelo braço do mar e, um pulmão que aceita grandes privações de ar apenas para prolongar a nossa vida no mundo azul”

JACQUES COSTEAU

Enfim, paixão não se explica. Mas é importante refletir sobre nossos “por quês”, aquilo que nos faz gostar deste esporte (ou simples lazer mesmo!) que reúne tantas pessoas de lugares, culturas e backgrounds diferentes, mas que invariavelmente sucumbem ao deslumbre que é conhecer as maravilhas do fundo do mar.

Talvez você não saiba, mas você, mergulhador, que é o grande homenageado do dia, é a grande razão de ser da ScubiBlue. Por isso, condensamos aqui algumas das razões que não nos deixam desistir de nossa atividade:

Você pode explorar o mundo

Se pararmos para pensar, o mundo é feito de nada menos que 71 por cento de água, o que faz com que suas possibilidades sejam imensas. Ser um mergulhador, portanto, te leva às mais improváveis surpresas, nos mais diversos ambientes: paraísos tropicais, ruínas antigas, naufrágios históricos, temperaturas abaixo de zero, cavernas submersas, lagos localizados na altitude, enfim. As oportunidades para se aventurar são imensas.

Encontrar criaturas que você jamais viu

O fundo do mar é maravilhoso e, no momento em que você submerge, você tem acesso a um universo fascinante com uma biodiversidade riquíssima. O oceano te permite estar frente a frente com recifes de corais, invertebrados exóticos e até mesmo mamíferos marinhos curiosos, como focas ou golfinhos. Todo mergulho é único e não há sensação que se compare à experiência de ver uma nova espécie de animal pela primeira vez. Seja vendo um bando de tartarugas marinhas passando, sentir o arrepio de escutar o canto de uma baleia ou se deparar com um tubarão do tamanho de um ônibus, mergulhar nunca vai ter decepcionar – será sempre uma experiência única.

Receba informações de Saídas, Ofertas e Descontos Exclusivos

Descubra os Mergulhos da Scubiblue

Você vai saber como é a sensação de “voar”

Ser um mergulhador te dá a chance de experimentar uma sensação de leveza. Explorar o oceano é como ser um astronauta disperso na imensidão do espaço. A capacidade de flutuar e navegar confortavelmente é justamente aquilo que permite a pessoas de todas as idades mergulhar: você nunca será sobrexigido. Sempre haverá um mergulho que é sua cara.

Respeito e conhecimento da vida marinha

Sempre que você mergulhar você vai aprender algo novo sobre o oceano. Ser um mergulhador é um processo contínuo de aprendizado que enriquece seu conhecimento sobre o fundo do mar e muda sua percepção sobre a vida marinha e seus comportamentos. Claro, sempre dá para assistir documentários sobre o assunto e ler diversos livros, mas mergulhar te dá em primeira mão este conhecimento, pois, agora, você será responsável pelo conteúdo que você acumulará em seu cérebro. Esta atividade vai te fazer apreciar profundamente a vida marinha e, instintivamente, você vai se tornar um ferrenho defensor deste ambiente, atuando ativamente em prol de sua conservação.

Novas amizades

Mergulhar é, por natureza, uma atividade coletiva e, por isso, oferece a oportunidade de te conectar com uma infinidade de pessoas de todas as culturas e estilos de vida. A única coisa que vocês sempre terão em comum é o amor pelo mergulho.

Conhecimento para a vida cotidiana

Seu treinamento como mergulhador te dá aquilo que podemos chamar de “sabedoria dos oceanos”. Medidas de segurança, noções de navegação, identificação de ameaças em potencial e estabilidade para resgatar pessoas em situações difíceis são habilidades que não necessariamente você aplicará apenas debaixo d’água, mas também em terra firme.

Muitos mergulhadores já relataram utilizar seus treinamentos de EFR (Emergency First Response) e CPR (Cardiopulmonary Ressuscitation) em emergências domésticas e que provaram terem sido cruciais para salvar vidas. Animais marinhos e ecossistemas, inclusive, são salvos graças à resposta rápida e apropriada de mergulhadores.

Você será “zen”

O oceano é o santuário para a paz de espírito. Sem ligações telefônicas ou e-mails para responder, sem namorado ou namorada para te cobrar, sem filhos para vigiar ou boletos para pagar. Sua atenção está 100% focada em respirar e tudo o que você tem a fazer é se concentrar nas coisas incríveis que você verá através de sua máscara.

Portanto, aproveite! Ser mergulhador é tudo de bom!

Gostou do texto? Então compartilhe!

 

Leave a reply