OITO DICAS PARA NÃO “SURTAR” NO SCUBA DIVING

Scuba diving pode ser uma experiência bastante estressante para principiantes que buscam entender e dominar todas as habilidades e conhecimentos que a atividade requer. Pode ser, inclusive, um período de “mixed emotions”, onde você combinará medo com a excitação de ver de perto o fantástico mundo que há no fundo do mar.

Isso tudo é perfeitamente normal para “marinheiros de primeira viagem” que ainda não têm a maturidade para se sentirem seguros debaixo d’água, que ainda não conhecem muito bem seu equipamento e nem mesmo estão certos de que conseguiriam identificar uma situação perigosa caso se deparem com uma.

Aqui vai então oito dicas para que você possa ganhar mais confiança ao praticar scuba diving.

#1 Relaxe

Pânico é a causa mais comum de acidentes de mergulho. Relaxar antes e durante um mergulho é um dos aspectos chave para uma experiência agradável e segura.

Mantenha-se respirando com calma e ritmadamente toda vez.  Se ajudar, tente meditar ou praticar algum tipo de ioga se você se considera uma pessoa nervosa. Seja inteligente: se você tem preocupações genuínas a respeito de seu equipamento ou ambiente, não tenha medo de perguntar a seu colega. É melhor falar disso em terra firme do que entrar em pânico quando estiver a 15 metros de profundidade.

Relaxar também é crucial para mergulhadores mais experientes que estiverem acompanhando novatos. Se você está calmo, é provável que seu colega de mergulho também fique calmo. Nunca os apressem para nada. Ser capaz de relaxar é a melhor maneira de ganhar mais confiança em scuba diving.

#2 Planeje seu mergulho

Um mergulho bem planejado, com instruções claras, fará maravilhas para sua cabeça enquanto você estiver mergulhando. É perfeitamente ok checar em dobro qualquer dúvida ou preocupação que você possa ter antes do mergulho.

Uma vez debaixo d’água, mantenha-se em comunicação e sinalize para seu colega de mergulho o tempo todo. Chequem-se mutuamente com regularidade, principalmente o consumo de ar comprimido. Se você estiver nervoso, você poderá consumir ar mais rápido do que seu colega, portanto, não deixe de avisá-lo caso perceba que algo está saindo fora do script.  Vale, inclusive, fazer uma revisão dos sinais manuais antes de mergulhar para eliminar qualquer possibilidade de confusão debaixo d’água.

#3 Seja realista

Será mesmo que você será comido por um tubarão? Seu tanque de ar comprimido vai mesmo entrar em combustão? Às vezes o medo do oceano pode fazer com que você tenha pensamentos irracionais. Fique calmo, respeite toda forma de vida marinha e mantenha a razão.

#4 Mergulhe de barco

Mergulhos com barco são tipicamente menos estressantes do que aqueles feitos diretamente da praia. É muito mais fácil se preparar em um barco e mergulhar direto da borda do que ter que carregar um equipamento pesado pela areia ou através de um caminho cheio de pedras para daí, sim, chegar ao mar e de repente ser derrubado por uma onda na hora em que você estiver regulando algum item. Mergulhar direto de um barco pode ser uma opção melhor até que você tenha confiança suficiente para tentar outra coisa.

#5 Durma

Uma boa noite de sono ajudará você a pensar com mais clareza, além de manter seus níveis de energia altos. Não seja econômico na hora de dormir antes de um dia de mergulho.  O sono  ajudará inclusive a aplacar seus medos de ser rodeado por criaturas submarinas perigosas.

#6 Alimentação

Mergulhar com o estômago vazio vai te deixar cansado mais rápido e atrapalhá-lo ao tomar decisões. Também não é uma boa ideia mergulhar depois de ingerir alimentos como pizza, bolachas e afins, bem como consumir drogas e álcool (nem precisava dizer, né?). Pode parecer óbvio, mas você se surpreenderia com a quantidade de pessoas que não veem problema com isso.

#7 Estude e encontre sua especialidade

Encontrar sua especialidade é uma ótima maneira de ganhar confiança para o scuba diving. Considere, por exemplo, fotografia submersa. Ao se aprimorar em uma habilidade específica, será mais fácil se motivar, pois você ganhará um recurso para se distrair de seus medos.

#8 Megulhe!

Finalmente, simplesmente mergulhe! O velho ditado é uma grande verdade: a prática leva à perfeição. Peça a seus colegas para avisarem quando será sua próxima saída para que você se junte a eles ou procure por clubes de mergulho que regularmente organizam viagens em grupos as quais você pode aderir.

Quanto mais você mergulhar, mais você ganhará confiança em scuba diving e sua ansiedade logo vai ser uma coisa do passado e quando você menos esperar você já estará se inscrevendo em cursos para práticas mais avançadas.

 

Receba informações de Saídas, Ofertas e Descontos Exclusivos

Descubra os Mergulhos da Scubiblue

Leave a reply