Segurança sempre: Conheça o trabalho da DAN BRASIL, a nova parceira SCUBIBLUE

O mergulho, antes de tudo, é uma paixão. É só mirar à sua volta, a cada saída, os olhares entusiasmados das pessoas para sentir que não é um prazer ao qual nos dedicamos passivamente, mas uma atividade pela qual se luta todos os dias para que se desenvolva cada vez mais. Sim, cada saída é uma aventura diferente.

Mas toda aventura que se preza, tem seus riscos. Por mais que não desejemos isto, acidentes podem eventualmente acontecer e o mergulhador precisa estar preparado não só para evitá-los como também para ajudar um companheiro que necessite de ajuda em uma emergência.

É para isso que existe a Divers Alert Network (DAN), uma organização de pesquisa, sem fins lucrativos, dedicada à segurança e à saúde de mergulhadores recreativos – ou seja, grande maioria das pessoas que desbravam os mares mundo afora.

No Brasil, a DAN, que recentemente tornou-se parceira da ScubiBlue, existe desde 2008. De lá para cá, conta com 2.600 associados ativos e atua como um elo vital para a comunidade mergulhadora, operando a única linha de emergência 24 horas para acidentados de mergulho com profissionais treinados para oferecer esclarecimentos e orientação para a equipe médica que atende mergulhadores acidentados desde o reconhecimento de ocorrências típicas da atividade até o cuidado e transporte apropriado destas pessoas.

Além de oferecer este serviço fundamental, a entidade também conduz pesquisas sobre a medicina do mergulho e desenvolve inúmeros programas de treinamento para mergulhadores de todos os níveis – iniciante, intermediário ou experientes – bem como profissionais da área da saúde.

“A DAN existe desde 1980, tendo começado como uma linha de emergência nos Estados Unidos. A partir do momento em que se percebeu uma demanda crescente por conhecimento de primeiros socorros e segurança para mergulhadores, foi-se expandindo as pesquisas e cursos para pessoas de todo o mundo poderem contribuir de maneira rápida e orientada”, afirma Irène Demetrescu, gerente operacional da DAN Brasil.

 

Irène Demetrescu, gerente operacional DAN Brasil

Nas quase quatro décadas de existência da DAN, a matriz americana deu origem a outras organizações locais espalhadas pelo mundo. Atualmente possui sete escritórios:  DAN Brasil, DAN America (Canadá e Estados Unidos), DAN World (América Latina), DAN Europa, DAN Ásia Pacífico, DAN Sul da África e DAN Japão. “Cada organização local compartilha a Declaração de Missão da DAN e trabalha sob protocolos padronizados definidos pela International DAN, seguindo a regulamentação regional sobre seguros válida em cada região/ território. . Nosso objetivo é ajudar mergulhadores de todos estes lugares caso ocorra algum acidente, mas não apenas isso. A ideia também é promover a cultura de segurança no mergulho por meio de pesquisa, educação, produtos e serviços”, explica Irène

“Hoje o mergulho trata-se não só de um lazer, mas de um verdadeiro business que é levado muito a sério por quem o promove” – IRÈNE DEMETRESCU

Irène vê com otimismo a atividade de mergulho no Brasil, a qual vem  se desenvolvendo bastante nas últimas décadas. Justamente por isso, a DAN é e será uma entidade cada vez mais necessária para o seu desenvolvimento. “Embora tenha havido uma desacelerada recentemente por causa da crise, o mergulho tem potencial para crescer ainda mais. Percebo que há muitas escolas que estão promovendo cursos e conhecimento, operadoras organizando experiências incríveis e o profissionalismo aumenta cada vez mais. Hoje, trata-se não só de um lazer, mas de um verdadeiro business que é levado muito a sério por quem o promove”, acredita.

“O mergulho tem a ver com paixão. Todas as pessoas envolvidas se sentem seduzidas a fazer acontecer e, por isso, temos potencial para trazer cada vez mais pessoas para nosso lado. Creio que precisamos encarar momentos de crise como oportunidades e não com pessimismo”, completa.

E na esteira deste desenvolvimento, Irène Demetrescu vê com bons olhos o surgimento de uma ferramenta pioneira como a ScubiBlue. “É uma ótima proposta, de facilitar a vida do mergulhador que busca pontos de mergulho. Creio que há um vasto público que vai se identificar bastante com a ScubiBlue. O mercado só tem a ganhar”.

Se interessou pelo trabalho da DAN Brasil?

Então conheça um pouco mais sobre eles: http://www.danbrasil.org.br

Receba informações de Saídas, Ofertas e Descontos Exclusivos

Descubra os Mergulhos da Scubiblue

Leave a reply