Confira cinco dicas para tornar seus clientes seus embaixadores

Você provavelmente já ouviu por aí a frase “Servimos bem para servirmos sempre”, não é mesmo? Mais do que fazer uma venda a qualquer custo, o grande segredo de qualquer negócio que envolva diretamente o atendimento ao cliente é seduzi-lo com uma experiência incrível, surpreendendo-o ao ponto de torná-lo um verdadeiro embaixador de sua marca.

Para nós, que trabalhamos justamente com este produto, a felicidade do consumidor, fazer com que ele se torne um defensor de sua operadora no mercado de mergulho é o suprassumo do sucesso.  Afinal, nunca subestime o poder do marketing boca-a-boca.

Mas como chegar lá?

Confirma abaixo cinco dicas para ter esse sucesso.

Feedbacks

Para oferecer uma grande experiência a seus clientes, é preciso conhecer suas necessidades e expectativas. E qual a maneira mais fácil de fazer isso? Perguntando. Solicite o feedback de seus clientes com frequência, saiba que impressões o pacote oferecido lhe causou, o que poderia melhorar, o que ele mais gostou, o que ficou devendo, enfim. Ah! E claro: se possível, incentive-o a fazer isso por escrito por meio de fóruns, página de comentários, redes sociais ou e-mail, pois assim você terá muito mais insumos para imergir no universo de seu público. Além de entendê-lo melhor, você mostra que se interessa por suas opiniões. E sim, fazê-lo se sentir especial é o caminho.

Seja grato

Recompensar um cliente por ter te indicado um amigo é, sem dúvida, algo que o deixará contente. Mas e se você surpreendê-lo com um benefício que ele não está esperando? Um exemplo simples: se um cliente seu escreve um review ou compartilha um conteúdo seu nas redes sociais, que tal surpreendê-lo com algum benefício de agradecimento? Seja criativo. Pode ser desconto em sua próxima saída, um e-book com curiosidades sobre o ponto de mergulho em que sua operadora atua, um brinde personalizado, enfim. O segredo é, novamente, fazê-lo se sentir especial.

Construa uma comunidade

Crie uma comunidade da sua operadora/destino. Uma da qual seus clientes possam realmente fazer parte, onde suas ações, inclusive, possam afetar positivamente os produtos que você vende. Duvida? Imagine um fórum com 20 pessoas, todas elas interessadas de alguma forma em seus serviços. Agora digamos que cinco delas são clientes bastante contentes com suas experiências anteriores que não só advogam a favor de sua operadora como também influenciam os outros de maneira que te é favorável. Além de criar neles um senso de pertencimento e correr o risco de ganhar novos entusiastas, essas conversas podem te dar insights para aperfeiçoar seus serviços por meio de mecanismos simples como, por exemplo, uma enquete ou avaliação aberta de produtos e serviços.

Eficiência na solução de problemas

O momento em que ocorre um problema, seja qual for sua natureza, é delicado, pois é onde você precisa atender clientes que não estão tendo a experiência que desejam e a última coisa que você quer é que eles terminem insatisfeitos. Mas nessa hora, ao invés de ficar na defensiva, porque não assumir uma postura rápida, pró-ativa e atenciosa?

Resolva os problemas de seus consumidores e faça com que seus produtos e serviços vão de encontro às suas necessidades. E nessa hora, nada de piloto automático. O que isso quer dizer? Cada caso é um caso! Em um momento de dificuldade, o cliente encontra-se “fragilizado” (leia-se nervoso ou frustrado). Portanto, ao pegá-lo pela mão, entendendo qual o seu problema e sua frustração e agindo depressa, você vira o jogo personalizando o atendimento e consolidando aquilo que seu consumidor tem a dizer. Em suma, você estará trabalhando para garantir, aquilo que times de marketing e vendas chamam de sucesso do cliente.

Faço o cliente sentir que recebeu muito mais pelo que pagou

Se você cumpriu bem seu papel em toda a jornada de contato com o cliente, é provável que ele esteja se sentindo “no lucro” ou que ao menos você fez por ele muito mais do que pedia sua obrigação. É exatamente este o ponto chave para transformar seus clientes em embaixadores. Se ele tiver a certeza de que sempre será bem recebido e presenteado com uma experiência de consumo “VIP”, é a hora em que ele, sempre que tiver oportunidade, falará de sua operadora, do atendimento e do algo a mais que ganhou. É como ele retribui todo o carinho com o qual ele foi tratado.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

 

Leave a reply